Espaço do Professor
A literatura digital é uma forma atrativa, moderna e muito produtiva de se trabalhar com literatura em sala de aula. Entretanto, sabemos que nós, professores, somos aprendizes dessas plataformas digitais, e com a intenção de auxiliar o uso dos projetos de literatura digital em sala de aula criamos esse Espaço do Professor. Abaixo temos algumas sugestões de trabalhos para desenvolver com seus alunos e também oferecemos algumas oficinas que podem ser ministradas pessoalmente. Ah, e você pode ficar à vontade para baixar, gravar, copiar, xerocar, imprimir, distribuir os projetos de literatura digital em sua escola como quiser, só lembre de mencionar o nome do autor.
EXEMPLOS DE TRABALHOS DESENVOLVIDOS POR ESTUDANTES
> Escola Estadual 12 de Abril, Terra Nova do Norte, MT
SUGESTÃO DE TRABALHOS COM OS ALUNOS
Ideal para escolas com laboratórios de informática ou bibliotecas que tenham computadores à disposição dos alunos.
1) REFLETINDO SOBRE A DIFERENÇA ENTRE JOGO E LITERATURA: muitos projetos de literatura digital assemelham-se com jogos. Entretanto, como propõe nosso manifesto, a Literatura Digital é uma atividade lúdica, mas não é um jogo, pois num jogo o “objetivo principal é antes de mais nada e principalmente a vitória” (vide Homo Ludens, de Huizinga). Projetos de literatura digital podem ser boas formas de você discutir a importância dos jogos e da literatura, a diferença e a semelhança entre eles. É importante que o professores não tenha uma abordagem preconceituosa do jogo, e sim demonstre a importância de conhecermos e termos contato com todas as formas de narrativa, incluindo aí a literatura, o HQ, o cinema e os videogames. O professor também pode pedir para eles lembrarem de personagens que existem em todas essas formas, como o Batman e o Harry Potter.
2) TRABALHANDO LITERATURA E OUTRAS LINGUAGENS: o trabalho com literatura normalmente se concentra no texto ou, especialmente no caso da literatura infanto-juvenil, no texto e na imagem. Já projetos de literatura digital lidam com texto, imagem, som, vídeo e interatividade, por exemplo, permitindo que o professor demonstre aos seus alunos como as linguagens estão todas integradas. A partir daí, a turma pode trabalhar com adaptações de livros ou histórias para peças de teatro, filmes, músicas ou projetos digitais, discutindo questões como interdisciplinariedade e intertextualidade.
3) ESCREVENDO LITERATURA DIGITAL: fazer nossas turmas escreverem é sempre um enorme desafio, mas também extremamente importante. Escrevendo, o sujeito se conscientiza da importância de dominar a língua, das limitações de seu vocabulário, deixa seus valores, medos e crenças aflorarem. Especialmente escrevendo ficção, ao invés das manjadas redações escolares. Projetos de literatura digital, pela sua arquitetura e multiplicidade, se prestam sobremaneira para a escrita coletiva, em que cada estudante ou grupo faz uma parte. Vamos usar como exemplo a criação de um hiperconto: depois de a turma conhecer o hiperconto, você pode pedir que os alunos criem uma história e deixem a indicação de duas continuações possíveis. Num segundo momento, eles se reúnem em duplas, escolhem uma das histórias e cada um escreve uma continuação, deixando outras duas possibilidades. Assim sucessivamente até a turma ter uma única história com a participação de diversos alunos.
Sugira um trabalho para nós.
SUGESTÃO DE PROJETOS PARA TRABALHAR EM SALA DE AULA
Pela temática, nem todos os projetos são adequados para o trabalho em sala de aula, pelo menos não com crianças. Abaixo citamos alguns projetos e sugerimos uma abordagem, mas fique à vontade para criar a sua e, se desejar, conte para nós.
Ciberpoesia: este pioneiro projeto funciona com público de todas as idades. É uma bela porta de entrada para o trabalho com poesia digital em sala de aula: peça a seus alunos para acessar o site, navegar por alguns projetos e depois promova uma franca discussão sobre o que eles acharam dessa experiência, encorajando-os a comparar esse tipo de texto com os poemas em livro (inclusive os poemas visuais).
Um estudo em vermelho: "Um estudo em vermelho" é um texto que faz diversas referências a clássicas histórias de detetive de Sherlock Holmes e Edgar Allan Poe. Você pode pedir para seus alunos pesquisarem sobre outros livros e autores policiais, bem como fazer uma relação com o sucesso desse gênero no cinema.
Minicontos Coloridos: este é um projeto inter-disciplinar que, além de literatura e língua portuguesa, pode ser trabalhado com as disciplinas de matemática e física pela sua forma e de história e sociologia pelas temáticas dos textos. Com os pequenos, é possível trabalhar a ideia de mistura das cores e sugerir que eles escrevam um texto sobre cada cor formada a partir da mistura de outras cores.
OFICINAS
Faça sua turma escrever se divertindo: oficina de criação de hipercontos com Marcelo Spalding: mesclando sua experiência como professor em Oficina de Criação Literária e seu estudo acadêmico sobre a literatura digital, Marcelo Spalding desenvolveu uma oficina para estimular a escrita criativa a partir do hiperconto. Mais informações em http://www.marcelospalding.com/.