Compartilhe




       

Literatura para tablets

Além dos projetos de literatura digital web, aplicativos para iOS (Apple) e Android (Google) têm transformado o conceito de livro. São alguns desses projetos, produzidos por parceiros do projeto ou por eles indicados, que reproduzimos aqui.

Dô Minhoca

Dô Minhoca tinha muito amigos e adorava dormir. Ela é uma minhoca que gostava de sonhar, descobrir coisas novas e imaginar o que acontecia lá fora por cima da terra. Um dia foi capturada com outras minhocas e caiu no mundo. Deu de cara com vários bichos como peixe, gatos, cachorros, pássaros e outros. Passou por grandes aventuras e descobriu como o mundo era grande e bonito.

Clique aqui para mais detalhes.


Monsters vs Robots

Monsters vs Robots é um livro para iPad que contém diversas atividades interativas. O livro tem em torno de 10 páginas, com média de duas atividades interativas por página. Disponível em inglês e português, com narração.

Clique aqui para mais detalhes.


O Jogo dos Papeletes Coloridos

O livro multimídia O Jogo dos Papeletes Coloridos traz a disputa num tempo futuro pela direção da humanidade, a qual permitiu-se chegar a uma degradação ambiental máxima. Foi publicado na linguagem epub3, que tem vídeos, pinturas, ilustrações e músicas também de minha autoria, integrados ao corpo do texto, num formato totalmente inovador e diferenciado, permitido hoje pela tecnologia.

Clique aqui para mais detalhes.


A Borboleta e o Caçador

Livro digital infantil conta a história de uma lagartinha que vira borboleta e descobre o que é escuridão e medo, beleza e amizade, despertando nas crianças os valores da compaixão, respeito e liberdade. ? Traz quatro belas canções compostas pelo cantor e compositor Nicolas Farruggia, com participação especial da violinista spalla da Petrobrás Sinfônica Elissa Cassini, para tornar esta história ainda mais marcante para os seus filhos.

Clique aqui para mais detalhes.


Quem soltou o Pum?

As trapalhadas do cachorro chamado Pum ganham vida, permitindo que as crianças comandem seus movimentos, mexam nos objetos que ele derrubou, puxem-no de debaixo da cama de seu dono, acendam e apaguem a luz do abajur, liguem a máquina de lavar roupa, toquem a descarga, coloquem o bolo na boca da tia Clotilde, entre muitos outros movimentos e sons. É possível ouvir a história narrada por uma criança, ou apenas ler, como no livro em papel. Ao final do aplicativo, há ainda uma animação feita a partir da história.

Clique aqui para mais detalhes.


Só o pó (e-book multimídia)

Só o pó foi o primeiro livro a usar o Facebook como plataforma de publicação explorando seus recursos com textos, fotos e vídeos. As três primeiras temporadas tratam do reencontro, pelo Facebook, de quatro grandes amigos nos anos 80 que trabalharam juntos no início da Internet no Brasil. Três jornalistas e um designer.

Clique aqui para mais detalhes.


A Cigarra

Contos e crônicas sobre pessoas, sonhos e emoções. Histórias que trazem vida, transformação e descoberta. Como palavras escondidas e gravadas nas asas de uma cigarra. Texto de Maria Teresa Moraes com ilustrações e projeto gráfico de Roberto Tostes.

Assista o booktrailer, baixe o livro na iBook Store ou em PDF.


Outros aplicativos

> Continho: o aplicativo educativo mobile chamado Continho é um jogo em que se deve ajudar um personagem (homônimo) a adquirir conhecimento para chegar à Universidade (UFPE), mas, para isso, é necessário o aluno/jogador vencer dez desafios.